Colesterol Alimentos

Em 2003, a FDA (U.S. Food and Drug Administration) afirmou que “a evidência cientifica sugere, embora não prove, que comer 42,4 gramas por dia de frutos secos, como parte integrante de uma dieta baixa em gordura saturada e colesterol, pode reduzir o risco de ataque cardíaco.”


Ora, uma análise aprofundada de vários estudos científicos efectuada recentemente constatou que o consumo regular e moderado de frutos secos tem efeitos benéficos no colesterol e noutras gorduras relacionadas com o coração.
“Os frutos secos reduzem o colesterol LDL e melhoram o perfil lipidico do sangue” afirmou o Dr. Joan Sabaté, co-autor do relatório publicado no Archives of Internal Medicine.

Os investigadores analisaram os dados de 583 homens e mulheres que participaram em 25 ensaios de consumo de frutos secos. Os resultados demonstraram que comer aproximadamente 64 gramas destes frutos por dia (o correspondente a 1/3 de uma taça cheia) reduziu os niveis de colesterol total (menos 5,1%) e de “mau” colesterol-LDL (menos 7,4%). Esta quantidade de frutos secos também melhorou o rácio entre colesterol-LDL e “bom” 
colesterol-HDL (menos 8,3%) e provocou uma diminuição dos niveis de triglicéridos (menos 10,2%) nos indivíduos com altos valores desta gordura no sangue.

Por outro lado, o estudo constatou que o consumo destes alimentos obteve melhores resultados nos indivíduos magros, nos indivíduos com colesterol-LDL elevado e nos indivíduos que consumiam uma dieta rica em gordura.
Contudo, os investigadores também afirmaram que o entusiasmo pelos frutos secos deve ser contido, uma vez que são alimentos extremamente calóricos e, por isso, podem contribuir para a obesidade. Recomendou-se um limite de consumo de 85 gramas por dia.


“A razão mais óbvia para os efeitos da diminuição do colesterol é o seu conteúdo em gordura insaturada” afirmou Sabaté “os frutos secos contêm fibra, proteina vegetal, vitaminas, fitoesterois e outros antioxidantes”.
Por último, o tipo de fruto seco não parece importar, pois o estudo obteve os mesmos resultados para as nozesamêndoasamendoinsmacadâmias e pistaches.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dieta Cetogênica